Zwift – Jogo Virtual que revoluciona o ciclismo indoor!

zwift

O Zwift traz para o ciclismo algo que há muitos anos é utilizado no mercado de games, o conceito de multiplayer. Através dele é criada uma realidade virtual onde é possível treinar e competir com pessoas de todos os lugares do mundo em tempo real, diretamente da sua casa e com a sua própria bicicleta.

zwift 1

O programa foi desenvolvido para dar um novo espírito no treinamento indoor. Todos que pedalam em casa, utilizando a bicicleta apoiada em rolos de treinamento sabem o quão cansativo e monótona esta atividade pode ser, cada minuto dura uma eternidade quando se está pedalando olhando para a parede e sem nenhum vento no rosto. Mas mesmo tediosa ainda é uma excelente forma de treinamento e para muitos a única. Com as pessoas tendo cada vez menos tempo para  se dedicar ao esporte, passando horas no trânsito, trabalho e ainda precisando dividir tempo com a família, o treino no rolo acaba sendo a única alternativa.

Para sair do contexto do tédio e passar para a diversão, o Zwift cria uma espécie de jogo online, mas com competições reais! Para conseguir liberar novos percursos ou novas funções é preciso ganhar corridas, disputar sprints e somar pontos, assim como nos jogos de vídeo game. Além de competir contra pessoas reais em um mundo virtual é possível interagir com elas, conversando com os ciclistas que estão ao seu lado, como se estivesse em um pelotão real.

zwift 4

Estas funções já são uma grande revolução, mas é possível fazer mais com este sistema. Segundo seu fundador a tecnologia está preparada para transportar os jogadores/ciclistas do mundo virtual para uma corrida de verdade, possibilitando estar em uma etapa do Tour de France ao vivo e se posicionando no pelotão real através do mundo virtual, uma experiência extraordinária, afinal qual ciclista não gostaria de estar ali, disputando um tour? Este pode ser o futuro e onde o Zwift pode chegar a longo prazo, mas agora já será possível simular grandes competições mundo afora dentro da plataforma. Para 2015 sete percursos de competições de grande porte já foram negociados e deverão integrar a plataforma do jogo.

Para conseguir utilizar o sistema é necessário ter uma bicicleta, um rolo de treinamento, um computador (PC ou Mac) e sensores ANT+ instalados na bicicleta, como sensor de potência ou sensor de velocidade e cadência, além do medidor de freqüência cardíaca. Através das informações dos sensores o jogo te posiciona dentro das competições e treinos. O Smartphone também pode ser utilizado com o Zwift. Ele se torna uma segunda tela com informações trazidas de outra forma para o usuário e através dele é possível alterar a visão do jogador, interagir com o jogo, facilitando o processo por não precisar parar para mexer no computador.

zwift 2

Quem possui rolos de treinamento inteligentes, que alteram a resistência da rolagem através de comando eletrônicos terão uma gama a mais de atrativos. O sistema integra com o rolo, capitando todas as informações de potência, velocidade e etc transmitidas por ele e ainda passa as dificuldades do percurso da corrida para o rolo. Isto traz uma realidade ainda maior à disputa, uma vez que o jogador/ciclista poderá sentir todas as alterações de terreno, com níveis reais de inclinação, além das interferências do vento e condições do piso.

Para garantir a integração ao contexto atual do esporte, o jogo interage com o Strava, incluindo automaticamente seus treinamentos na rede social (caso o ciclista autorize). Para outros sistemas como o Garmin Connect a transmissão ainda é manual, ele gera um arquivo e o ciclista faz o upload no site da Garmin, mas será automatizado em breve, segundo o site da marca.

É necessário estar conectado a internet para fazer o download do software e para jogado no modo multiplayer. Caso não queira treinar conectado também é possível, mas terá que acessar o sistema pela internet uma vez por mês para validar o cadastro.

Ao se cadastrar o Zwift disponibiliza 14 dias de uso gratis, apos o termino do periodo para continuar usando  o custo  mensal é de 10 dólares para ter acesso ao jogo, assinantes do Strava Premium ganham o bonus de 2 meses de uso gratis

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia