Worm brasileiro ataca usuarios do Facebook

O contínuo crescimento do Facebook fez da rede social um alvo em potencial aos cibercriminosos, principalmente no Brasil onde aos poucos o serviço está substituindo o Orkut.

E por conta deste sucesso que criminosos brasileiros desenvolveram um worm que está atacando usuários no país e em Portugal. O worm é detectado como “IM-Worm.Win32.FBook.a“.

De acordo com a Kaspersky Lab, que identificou o worm, o código malicioso se espalha através de um ataque conhecido como “drive-by-download“, onde uma página falsa é criada para infectar a máquina da vítima, quando a mesma realiza um download de um aplicativo contaminado.

Ao executar o programa, o worm será instalado na máquina do usuário e efetuará uma série de downloads de arquivos maliciosos, incluindo trojans bancários e vírus para roubar dados como logins e senhas de redes sociais.

O vírus se espalha pelo Facebook ao enviar links contaminados aos contatos da vítima, através de mensagens pelo bate-papo do site e também por meio de outras redes sociais como Twitter, Orkut, GTalk e MSN.

“A popularização da rede fará com que os ataques passem a ser concentrados no Facebook. Esse será o primeiro de muitos outros que virão”, prevê o analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil e descobridor do novo worm, Fábio Assolini.

Segundo a Kaspersky, o alcance da praga ainda é baixo, devido ao alerta feito pela empresa ao Facebook, que vem bloqueando o link malicioso.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia