Volkswagen apresenta sistema de piloto automático

A montadora alemã apresentou seu novo sistema de pilotagem automática, que auxilia o motorista a corrigir erros em estradas sem que ele esteja com as mãos ao volante.

O sistema, batizado de Temporary Autopilot (TAP), não substitui o motorista, mas o ajuda a controlar o carro em velocidades de até 130 km/h, permitindo que a pessoa que estiver na direção intervenha a qualquer instante.

O TAP possui sensores como radares, câmeras, sensores ultrassônicos e scanners a laser, que verificam as condições da pista como curvas, posicionamento do carro e veículos próximos.

Ou seja, o motorista pode tirar as mãos do volante que o TAP se encarrega do restante, embora, claro, exija cautela e atenção. O sistema mantém distância segura do veículo à frente, para ao notar trânsito, diminui velocidade durante as curvas, trafega na velocidade máxima estabelecida pelo usuário (a ajustando de acordo com as condições da pista), além de manter o carro sempre centralizado, dentro da faixa.

O TAP também poderá ser utilizado em conjunto com outros sensores já existentes. Por enquanto, a Volkswagen está testando seu sistema em situações de trânsito intenso ou em locais com velocidades máximas baixas, e não tem um prazo para colocar o TAP em uso.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia