Suposto antivírus para Android trava dispositivo e pede recompensa

and_vir

A empresa de segurança Symantec descobriu uma aplicação maliciosa que está infectando dispositivos Android, travando-os e pedindo resgate para que o usuário possa recuperar suas funções.

A aplicação se passa por um falso software antivírus, conhecido como “Android Defender Platinum”, que não está disponível na loja Google Play, mas que vem se disseminando em lojas de apps terceirizadas e outras localidades na web.

Após instalar o falso antivírus, o aplicativo fará uma varredura no dispositivo e irá detectar um falso malware. Este código malicioso irá então bloquear o aparelho e solicitar que o usuário pague uma quantia para liberar o smartphone ou tablet.

Se o usuário realizar o pagamento, o app irá periodicamente lembra-lo da “infecção” e travará novamente o dispositivo. Além disso, o malware também irá alegar que dados pessoais estão sendo vazados e impedirá o funcionamento do aparelho até que um pagamento de US$ 100 seja feito.

A instalação de um antivírus ajuda a proteger um dispositivo móvel de ameaças. Mas é importante lembrar que o download deste tipo de aplicativo deve ser feito diretamente da loja do Android, evitando a instalação por meios não oficiais.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia