Santander e Itaú sofrem ataques em seus sites

Os serviços de internet banking dos bancos Santander e Itaú enfrentaram instabilidade durante toda esta terça-feira (01).

O grupo de ativistas hacker iPirates Group assumiu a autoria dos ataques contra os sites. Porém, embora tenham reconhecido a instabilidade em seus serviços, nenhuma das instituições financeiras afirmou ter sofrido algum tipo de ataque.

“O Santander confirma que o acesso ao Internet Banking apresentou intermitência em um momento do dia e informa que agora está normalizado. Os dados dos clientes são preservados pelos mais altos níveis de segurança”, afirmou o banco em comunicado.

Às 12h (horário de Brasília) o grupo iniciou os ataques contra o serviço de internet banking do banco Santander, o tendo encerrado às 15h, quando teve início os ataques contra o site do banco Itaú.

Com os clientes do Itaú a situação é ainda mais grave, pois os usuários sofrem com problemas desde a noite de ontem (31/10), mas, segundo o grupo hacker, os ataques contra o banco tiveram início somente hoje. A instabilidade ocorrida ontem teve relação com problemas técnicos, segundo a instituição financeira.

“Eventuais situações de intermitência na disponibilidade do site do Itaú afetam o acesso ou a realização de algumas operações. Caso encontrem dificuldade, os clientes podem contatar os outros canais de atendimento do banco, como telefone e a rede de mais de 29 mil caixas eletrônicos onde podem fazer mais de 300 operações”, confirmou o Itaú via comunicado.

Mas muitos usuários seguem reclamando pelo Twitter sobre a falta de informações do Santander e do Itaú por meio de seus canais de atendimento ao consumidor. No entanto, ambas as instituições afirmaram não terem sofrido nenhum roubo de dados ou tiveram informações sensíveis corrompidas.

Os ataques desta terça-feira fazem parte de uma ação promovida pelo grupo que se iniciou ontem com ataques contra o banco Caixa Econômica Federal e BMF&Bovespa. A intenção dos hackers ativistas, que dizem ter ligação com o coletivo Anonymous, é chamar a atenção da população para empresas e instituições que de alguma forma prejudicam o desenvolvimento do país.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia