Saiba o que as Mídias Sociais podem fazer por você e seu negocio

Novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e se estabelecendo, passando por mutações evolutivas naturais – veja os blogs, que nasceram apenas como diários virtuais e tiveram sua natureza diversificada com o tempo, a ponto de se tornarem, inclusive, instrumentos de efetiva geração de negócios, por exemplo.

Isto significa uma grande mudança na estrutura de poder social, pois a possibilidade de gerar conteúdos e influenciar pessoas e decisões, deixa de ser exclusividade dos grande grupos capitalizados, para se tornar comum a qualquer pessoa. Além disso, a redução do custo de publicação a quase zero possibilita a produção de conteúdos muito específicos também para pequenos públicos – que antes não justificavam a equação econômica.

Liberdade de comunicação interativa, combinada à facilidade de uso das ferramentas para fazê-lo e a uma arquitetura participativa em redes, forma a base da receita para que as plataformas de mídias sociais possam ser classificadas como uma das mais influentes formas de mídia até hoje criada. Na versão interativa da web, é possível fazer muito mais com muito menos e isso é muito poderoso.

Várias empresas no Brasil já descobriram que as mídias sociais são poderoso instrumento de relacionamento, comunicação, vendas e até atendimento aos seus consumidores. Casos não faltam para serem analisados, como o atendimento pelo Twitter que a Sky Brasil faz para os seus assinantes; a estratégia de relacionamento e divulgação utilizada pela Rede Globo; o aproveitamento de conteúdo de blogueiros pela Editora Abril.

As mídias sociais, podem ser classificadas em Expressivas e Colaborativas:

As mídias sociais expressivas são aquelas que, quem escreve está expressando uma opinião ou explanando algum assunto como por exemplo os blogs, twitter, youtube e outros. As mídias sociais expressivas podem ser subdividias em Comunicação, Multimídia e Entretenimento.

Já as mídias sociais colaborativas são aquelas onde os usuários colaboram diretamente uns com os outros.

  • Wikis: Wikipedia
  • Social bookmarking / Agregadores de sites: Del.icio.us and StumbleUpon
  • Social News ou crowdsourcing: Digg, Reddit, EuCurti, Rec6
  • Sites de opiniões: Epinions

(Fonte: Wikipedia)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia