O robô que buscará indícios de vida em Marte

Em agosto de 2012, o Curiosity chega ao Planeta Vermelho em busca de indícios de vida

A Nasa divulgou as mais novas imagens de seu veículo Curiosity, que deve explorar a existência de vida em Marte a partir do ano que vem.

A imagem foi feita durante o teste de mobilidade, realizado em 3 de junho no Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia. Em breve, o veículo será transportado ao Centro Espacial Kennedy, que realizará seu lançamento até novembro.

O Curiosity é a mais nova arma do Programa de Exploração de Marte. Seu objetivo é descobrir se o planeta teve algum dia ambiente capaz de suportar vida microscópica – e, se sim, se possui condições que preservaram os seus indícios.

São dez instrumentos científicos elaborados para examinar pedras, solo e atmosfera em Marte. Um laser, por exemplo, irá vaporizar pedaços de rocha à distância enquanto outro buscará por compostos orgânicos. Cada roda  do veículo tem um motor independente, o que o permite girar 360º sem sair do lugar.

Com 2,8 metros de comprimento, o Curiosity tem o dobro do tamanho de seus antecessores, o Spirit e o Opportunity. Ele deve chegar a Marte em agosto de 2012, pousando na superfície com ajuda de um paraquedas.

[nggallery id=3]

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia