Não espere pelo iCloud: acesse a nuvem agora

No mês de junho, Steve Jobs apresentou para o mundo a mais nova criação da Apple, o iCloud. A novidade, como sempre, impressionou a todos e gerou muita especulação entre os usuários da Maçã. Só existe um grande porém: o iCloud ainda não está disponível e só será lançado em meados de setembro.

A boa notícia é que hoje já existem diversos produtos que oferecem serviços de computação nas nuvens para usuários comuns. No meu post de estreia aqui no Olhar Digital, listarei as minhas opções favoritas.

Opera Unite (http://unite.opera.com/overview/)

Presente em todas as versões mais recentes do Opera Desktop, o Opera Unite permite trazer a nuvem até sua casa, transformando o seu computador em um verdadeiro servidor online. Para que gastar tempo enviando seus arquivos para um servidor externo se você pode compartilhar tudo diretamente da sua máquina?

O serviço é gratuito e permite que os usuários criem um site, público ou acessível por senha. Nesse endereço criado é possível compartilhar arquivos, ouvir música através de um media player online e até mesmo deixar recados. O mais legal disso tudo é que o Opera Unite funciona dentro do Opera Desktop.

Dropbox (http://www.dropbox.com)

No ar desde 2008, esse aplicativo fica alocado na barra de ferramentas do seu computador. Através desse pequeno ícone os usuários conseguem copiar qualquer arquivo para os servidores do Dropbox.

O Dropbox cria uma pasta virtual no seu computador que fica sempre sincronizada com os servidores deles. Seja qual dispositivo que você estiver usando, ao copiar um arquivo para essa pasta, este será transferido automaticamente para todos os outros lugares que o usuário configurou previamente.

Opera Link (http://www.opera.com/link/)

Hoje em dia a maioria das pessoas que trabalham online possui uma máquina em casa e outra no trabalho. Sem mencionar os dispositivos móveis como celulares, smartphones e tablets. Como manter as suas configurações de navegação sincronizadas entre todos esses dispositivos? A resposta é o Opera Link.

Usuários do Opera contam com a ajuda do Opera Link para sincronizar todas as configurações pessoais como o Speed Dial, bookmarks, histórico de navegação e até mesmo as suas senhas. Essa funcionalidade permite criar um ambiente unificado seja onde o usuário estiver.

Grooveshark (http://grooveshark.com/)

Um serviço completamente online que permite ouvir praticamente qualquer música na hora que você quiser. O Grooveshark funciona como uma grande central de músicas. Basta ter uma conexão com a internet para navegar entre as centenas de milhares de canções disponíveis no serviço.

Como o Grooveshark permite a criação de playlists, pode ser a melhor opção para quem não quiser gastar uma fortuna comprando música, mas ainda quer ficar do lado da lei.

A versão para computadores é completamente gratuita, mas se os usuários quiserem levar as músicas para um smartphone, é necessário pagar uma pequena taxa mensal.

Google Sync (http://www.google.com/mobile/sync/)

O Google Sync é um serviço do Google que sincroniza instantaneamente as suas contas de e-mail, os seus contatos e os seus calendários entre todos os seus computadores e celulares.

Para começar a usar o Google Sync basta seguir o passo-a-passo disponível no site deles. Um detalhe interessante é que você também pode usar o Google Sync com o Opera Mail, assim você receberá todas as suas mensagens diretamente no seu navegador. 😉

Outros serviços

Como vocês puderam ver, já temos diversas opções para manter os nossos arquivos e configurações na nuvem. Você conhece alguma outra solução? Conte para a gente nos comentários!

(Fonte: Olhardigital)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia