Nasa tem projeto para criar táxis espaciais

A Nasa anunciou a criação de um projeto de fabricação de táxis espaciais para fazer o transporte de astronautas no trajeto entre a Terra e a ISS (Estação Espacial Internacional). Para isso, a agência precisa da ajuda de pelo menos mais duas empresas americanas.

O investimento da Nasa em cada uma das empresas selecionadas para o projeto deve ficar em torno de 300 a 500 milhões de dólares. A parceria deve durar aproximadamente 21 meses.

As empresas que firmarem a parceria com a Nasa terão até maio de 2014 para concluir os projetos. Além disso, existe a possibilidade das naves serem testadas entre 2015 e 2016. Então, os astronautas vão poder usar os voos comerciais a partir de 2017.

A Nave terá capacidade para pelo menos quatro astronautas. Ela deve ser capaz de alcançar uma altitude de 370 km, aproximadamente. Também fará manobras no espaço e permanecerá em órbita por pelo menos três dias.

A Nasa tem 406 milhões de dólares para gastar em novos programas para voos comerciais tripulados no ano fiscal com início em 10 de outubro. Vale lembrar que a Nasa já investiu 365,5 milhões de dólares em empresas privadas. Dessa verba, 130,9 milhões de dólares foram para a Boeing, 125,6 milhões de doláres foram para a Sierra Nevada Corp, e 75 milhões de dólares foram para a SpaceX.

Dentre os projetos das empresas parceiras da Nasa, se destaca o Dream Chaser, veículo da Sierra Nevada, parecido com um ônibus espacial em miniatura que voaria a bordo do foguete Atlas 5 com a cápsula CST-100, da Boeing. Também há a modernização da nave cargueira da SpaceX com o objetivo de levar cargas à Estação Espacial, e o foguete Falcon 9, para que também possa voar com tripulantes.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia