Nasa revela local de queda do satélite

Depois de muita especulação, a Nasa finalmente confirmou o local da queda do Satélite UARS: um ponto no meio do Oceano Pacífico.

O Upper Atmosphere Research Satellite caiu na Terra no sábado, dia 24 de setembro, a 14,1 graus de latitude sul e 189,8 graus longitude leste.

Seu trajeto de reentrada na atmosfera, divulgado pela Nasa em um mapa (abaixo), começou no Oceano Índico. No caminho, o satélite foi despedaçado grande parte de sua estrutura queimou na atmosfera.

Ainda assim, partes podem ter sido derrubadas ao longo de 500 a 1300 km – e outros 26 componentes podem ter sobrevivido à queda. Anteriormente, a Nasa havia previsto que havia uma chance de 1 em 3200 se o satélite atingir uma pessoa, construção ou causar estragos ou danos.

Felizmente, segundo a agência, toda a sua rota de reentrada se deu sobre o mar e não há registro de partes do satélite achadas em outros lugares. “Esta é a fonte oficial de informações sobre a reentrada do UARS. Todas as informações postadas aqui forma verificadas com agências do governo. Este é o relatório final da Nasa sobre a reentrada do UARS”, disse a agência, em nota.

Lançado em 12 de setembro de 1991, o UARS encerrou suas medições do ozônio e de outras substâncias químicas da atmosfera em 2005. Aposentado, suas 6,5 toneladas distribuídas em 10,6 metros de comprimentos e 4,5 metros de largura passaram a ser consideradas lixo espacial.

mapa queda
(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia