Nasa flagra galáxia com dois buracos-negros

Fenômeno raro: está é apenas a segunda galáxia com dois buracos-negros identificada pela Nasa

Uma galáxia com dois núcleos, cada qual contendo um buraco-negro próprio, foi descoberta pelos astrônomos da Nasa.

Na verdade, a galáxia Markarian 739, ou NGC 3758, é conhecida já há um bom tempo , porém só agora instrumentos sofisticados conseguiram detectar a presença de um segundo núcleo.

Este evento é muito raro que só havia sido registrado antes em mais uma galáxia, a NGC 6240, em um raio de meio bilhão de anos-luz analisados.

Utilizando o satélite Swift e o observatório de raios-X Chandra, ambos da Nasa, os astrônomos encontraram uma segunda fonte de radiação no corpo celeste que está a 425 milhões de anos-luz da Terra, em direção à constelação de Leão. As observações também revelaram que os dois núcleos da Markarina estão separados por somente 11 mil anos-luz.

O achado é incomum pois, no centro da maioria das galáxias, incluindo a nossa Via Láctea, existe apenas um buraco negro – com milhões de vezes a massa do Sol. Por mais comum que sejam os grandes buracos negros no universo, apenas cerca de 1% deles são considerados núcleos ativos, ou seja, capazes de irradiar uma grande quantidade de energia. Esse 1% dos centros galácticos com tanta emissão são chamados AGN (active galaxy nuclei)- e encontrar AGNs binários, como o da Markarina, é ainda mais raro.

Os pesquisadores não podem ainda afirmar como eles se formam, mas acreditam que podem ser resultados da colisão de duas galáxias menores.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia