Napster encerra de vez suas atividades

O Napster, pioneiro serviço de compartilhamento de músicas, foi desativado completamente ontem, dia 02/11, após ser integrado ao Rhapsody.

Fundado em 1999 por Shaw Fanning e Sean Parker, este último também cofundador do Facebook, o Napster foi vendido para o Rhapsody (empresa de serviços de streaming vinculada ao Best Buy) em outubro deste ano.

O Napster estremeceu a indústria fonográfica ao lançar um serviço de compartilhamento de músicas no formato MP3, até então inexistente no mercado. Os arquivos eram trocados por meio de uma rede P2P, onde usuários conectados aparecem como servidores de arquivos.

Porém, após muitos processos por parte das gravadoras, o Napster saiu do ar pela primeira vez em 2001 e só voltou a funcionar em 2003, quando retornou oferecendo downloads de músicas em um formato legal e pago.

Restrito ao uso somente para americanos, o serviço agora deixará de existir e os atuais usuários do Napster terão até 14 dias para testar o novo serviço gratuitamente. Após esse período, será necessário criar uma conta no Rhapsody e pagar uma taxa mensal de US$ 10.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia