Lente pode ser usada para transmitir e-mails nos olhos do usuário

Um protótipo de lente de contato desenvolvido na Universidade de Washington (EUA) e na Aalto University (Finlândia) permite transmitir informações diante dos olhos do usuário. O estudo demonstrando a capacidade das lentes e sua segurança foi publicado na última terça-feira (22) no “Journal de Micromecânica e Microengenharia”.

Por enquanto, as lentes têm a capacidade de transmitir apenas um pixel de informação, mas os pesquisadores veem isso como prova de que é possível produzir produtos semelhantes, que tenham a capacidade de transmitir múltiplos pixels.

De acordo com a IOP, responsável pela publicação do jornal em que o experimento foi publicado, o aparelho pode transmitir informações visuais sobre o mundo real, diante dos olhos das pessoas.

Entre os usos das lentes estão para a transmissão de e-mails e mensagens de texto, além do uso em sistemas de navegação e games. Os pesquisadores citam que também é possível ligar a lente a outros biosensores que detectam informações como o nível de glicose no corpo.

O protótipo de lentes traz uma antena que coleta a energia vinda de uma fonte externa, um circuito integrado que armazena essa energia e a transfere para um chip transparente que contém um pequeno LED azul.

“Nós precisamos melhorar o design da antena e a rede associada para melhorar o poder da transmissão sem fio”, disse Babak Praviz, coautor do estudo. “Nosso próximo objetivo é incorporar algum texto pré-determinado às lentes.”

Um grande problema que os pesquisadores tiveram que enfrentar, segundo o IOP, é que qualquer informação projetada sobre lentes comuns provavelmente aparecem desfocadas ao olho humano.
Para resolver o problema, os pesquisadores incorporaram um conjunto de lentes Fresnel ao dispositivo. Elas foram usadas para deixar a imagem focada.

Os pesquisadores declaram que, apesar das melhoras, é necessário significativa melhora para que elas sejam totalmente funcionais e possam funcionar remotamente, informa o IOP.

(Fonte: G1)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia