Japoneses desenvolvem robô que corre a 9 km/h

Os japoneses sempre tentando aperfeiçoar os robôs. A robótica dá passos cada vez mais rápidos. Eles já conseguem fazer coisas que parecem simples para os humanos, mas exigem muita tecnologia para um robô. Foi apresentada nesta terça-feira (8) a nova versão do robô Asimo, um dos que mais se parecem com os humanos. Ele consegue correr a 9 quilômetros por hora, três a mais do que na versão anterior. Não é nenhum atleta, mas já bate muita gente fora de forma.

Além disso, Asimo pula, anda para trás e enfrenta superfícies irregulares sem cair. O robozinho também é capaz de reconhecer quem está falando com ele ao combinar o tom de voz da pessoa com o rosto dela. Novos sensores dão sensibilidade aos dedos para abrir uma garrafa térmica e servir um suco.

Algumas dessas novas habilidades foram desenvolvidas para ajudar na recuperação da usina nuclear de Fukushima, atingida pelo tsunami de março. A tecnologia do braço do Asimo será usada para abrir e fechar válvulas, que hoje nenhum robô consegue e que seriam tarefas extremamente perigosas para seres humanos por causa da radiação.

[kaltura-widget uiconfid=”4719892″ entryid=”1_6vym8w5x” width=”400″ height=”330″ addpermission=”” editpermission=”” /]

(Fonte: Globo.com)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia