Golpe no facebook, do falso botão “não curtir” afeta mais de 8 mil. Aprenda a se livrar dele

Desde a última sexta-feira, um antigo golpe no Facebook, que utiliza como isca a instalação do botão “Dislike” (reprovar ou não curtir), voltou a se espalhar na maior rede social do planeta.

O golpe aparece como uma sugestão de link na seção “Notificações”, na parte superior esquerda da página, com o seguinte pedido: “Agora, o Facebook tem o botão ‘não curtir’. Clique no menu ativar para tê-lo!”. Ao instalar o falso aplicativo (imagem acima), uma mensagem é publicada automaticamente na página do usuário, sugerindo a seus contatos que também instalem o botão “Dislike”.

Apesar de ser aparentemente inofensivo, o golpe – conhecido como scam – deixa o perfil do usuário no Facebook vulnerável a eventuais ataques criminosos. Nesse caso, podem ser coletadas informações pessoais. O golpe, que atingiu mais de 8 mil até agora.

Ao clicar em Send Request, o usuário é levado para uma página (starthimnow.com) que tenta instalar um plugin no navegador. Não está claro ainda que ele faz, mas, com certeza, não é habilitar o tal botão Não Curti.

Caso você tenha habilitado a extensão, vá em sua página inicial e clique em Página Inicial (no alto, à direita) – Configurações de Privacidade – Aplicativos, jogos e sites. Depois, escolha Editar configurações em Aplicativos que você usa. Localize o “Enable” e clique em Remover no canto direito.

Em duas outras oportunidades, em 2009 e 2010, a falsa funcionalidade foi usada para invadir perfis na rede social. É bom lembrar: Mark Zuckerberg, CEO e fundador da rede social, já avisou que não pretende introduzir tal recurso no site.

(Fonte: IDGNow /Veja Abril)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia