Falha nos chips de identificação faz 11,6 mil passaportes serem reemitidos

A Casa da Moeda emitiu 11.601 passaportes com falha nos chips de identificação dos dados do cidadão brasileiro e terão de ser reemitidos.

De acordo com um documento obtido pelo jornal Folha de São Paulo, os passaportes com defeito foram emitidos entre 2 de março e 6 de abril deste ano, totalizando 170 mil documentos. (Confira aqui a lista completa).

Segundo a Casa da Moeda e a Polícia Federal, até o momento 50% dos documentos já foram trocados e o restante irá passar por um recall. Os cidadãos estão sendo solicitados a irem até o local onde foram emitidos os passaportes para realizar a troca gratuitamente.

A falha identificada tem relação com erros de sinais gráficos nos dados do cidadão inseridos no chip, embora os caracteres estejam impressos corretamente. Segundo a Casa da Moeda e a PF, o erro faz com que os sistemas leiam “Jose” em vez de “José”.

Para evitar que haja problemas na leitura do chip instalado no passaporte e no embarque dos passageiros, autoridades migratórias também estão sendo informadas sobre o erro. A PF e a Casa da Moeda, no entanto, não confirmaram em quanto tempo essa troca será efetuada,

Desde o dia 10 de janeiro deste ano, o novo Passaporte brasileiro é emitido com chip. O novo modelo traz um dispositivo eletrônico de gravação de dados acoplado no interior da capa do documento, protegido por certificação digital.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia