Falha grave de segurança identificada no Android 4.0

Uma das principais características do novo sistema Android 4.0, o desbloqueio do aparelho por meio da identificação facial, pode não ser tão eficaz como promete.

desbloqueio por reconhecimento facial do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) promete liberar o uso do aparelho sem a necessidade de digitar senhas e somente fazendo com que o software identifique traços do rosto previamente registrado.

Há época do lançamento do Android 4.0 e do smartphone Galaxy Nexus, Tim Bray, advogado do Android Developer no Google, afirmou em seu twitter que não seria possível desbloquear o aparelho com uma foto do usuário, e sim somente exibindo seu rosto.

E um blogueiro, conhecido como SoyaCincau, conseguiu desbloquear o smartphone Galaxy Nexus utilizando uma imagem sua tirada com outro aparelho, sem mesmo a necessidade de imprimir a foto.

Ao ser questionado da legitimidade, SoyaCincau afirma que não registrou uma foto digital sua no Galaxy Nexus e que outras pessoas na loja acompanharam o momento em que gravou seu teste (veja vídeo a seguir).

A brecha encontrada pelo blogueiro pode significar uma grave falha do Android 4.0, se considerarmos que alguém poderá desbloquear um aparelho apenas utilizando uma foto do usuário publicada em redes sociais.

Porém, embora seja uma brecha a se considerar, para que alguém tente fazer o desbloqueio dessa forma seria necessário que conhecesse a pessoa, o que pode diminuir as chances de um usuário ter os dados roubados caso venha a perder o celular.

[kaltura-widget uiconfid=”4719892″ entryid=”1_j7uhmo0h” width=”400″ height=”330″ addpermission=”” editpermission=”” /]

(Fonte: Info Exame)

 

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia