Crie maquinas virtuais com Virtual PC 2007

Ao invés de ser uma real, isto é, um computador real feito de hardware e executando um sistema operacional específico, uma máquina virtual é um computador fictício criado por um programa de simulação. Sua memória, processador e outros recursos são virtualizados. A virtualização é a interposição do software (máquina virtual) em várias camadas do sistema. É uma forma de dividir os recursos de um computador em múltiplos ambientes de execução.

Inicialização múltipla é uma técnica utilizada para executar dois ou mais sistemas operacionais em um único computador. Algumas pessoas preferem configurar um computador com inicialização múltipla para executar programas antigos que requerem um sistema operacional mais antigo para que funcionem corretamente. No entanto, a inicialização múltipla pode ser complicada e, se configurada de maneira incorreta, pode fazer seu sistema parar de funcionar.

Uma maneira fácil de aproveitar os benefícios da inicialização múltipla sem riscos é usar o Virtual PC 2007. Pode ser usado para instalar múltiplos sistemas operacionais em seu computador, alternando entre eles com a mesma facilidade com que você alterna entre programas.

Imagem do Virtual PC 2007 executando o Windows XP no Windows Vista.O Virtual PC 2007 executando o Windows XP no Windows Vista.

Desvantagens da inicialização múltipla

A inicialização múltipla requer partições separadas do seu computador para cada sistema operacional. Você também pode acabar tendo que instalar o sistema operacional mais antigo primeiro, o que pode ser frustrante se você quiser adicionar um sistema operacional mais recente (por exemplo, você está usando o Windows Vista mas quer adicionar o Windows XP). Instalar uma versão mais antiga do Windows já tendo uma versão mais recente instalada pode fazer seu computador parar de funcionar. Isso pode acontecer porque versões mais antigas do Windows não reconhecem os arquivos de inicialização usados nas versões mais recentes do Windows e podem substituí-los.

Uma alternativa melhor: Virtual PC 2007

O Virtual PC 2007 é um programa de virtualização ou simulação, usado para a criação de computadores virtuais (chamados de máquinas virtuais) no seu computador (também chamado de computador host). A máquina virtual compartilha os recursos do sistema, como a memória de acesso aleatório (RAM), o espaço em disco e a unidade central de processamento (CPU) com o computador host. A maior vantagem é a capacidade de instalar sistemas operacionais em qualquer ordem sem precisar particionar o disco. Você pode minimizar ou expandir a janela do PC virtual como qualquer outro programa ou pasta, e alternar entre ele e outras janelas na área de trabalho. Você pode instalar programas na máquina virtual, salvar arquivos nela e pausar a máquina virtual para que ela pare de usar os recursos do computador host.

Como configurar uma máquina virtual

Imagem do Console do Virtual PCO Console do Virtual PC lista as máquinas virtuais criadas

Após o término da instalação, crie uma máquina virtual e um disco virtual para que ela utilize (cada máquina virtual exige ao menos um disco rígido virtual). Depois prossiga com a instalação do sistema operacional adicional na máquina virtual. O disco de instalação ou outra mídia de instalação e uma chave de produto válida são necessários.

Se não quiser mais a máquina virtual no computador, ou se quiser recuperar o espaço em disco usado pelo disco rígido virtual, basta excluir os arquivos da máquina virtual na pasta Minhas Máquinas Virtuais, criada na pasta Documentos do computador host durante instalação do Virtual PC 2007. Se excluir o disco rígido virtual, todos os dados armazenados no disco rígido virtual serão excluídos. Verifique se você salvou em outro local os dados que quer manter antes de excluir o disco rígido virtual.

Imagem do menu Ação do Virtual PC 2007Fazendo logon na máquina virtual

Agora que a máquina virtual está executando seu novo sistema operacional, você pode instalar programas e criar arquivos, como se ela fosse um outro computador. Para mais informações sobre o uso do Virtual PC 2007, abra o Virtual PC 2007, clique em Help(Ajuda) e em Virtual PC Help (Ajuda do Virtual PC).

Ao usar uma máquina virtual, o cursor do mouse permanecerá dentro da janela da máquina virtual. No princípio, isso pode ser um pouco confuso. Para devolver o controle do mouse ao computador host, pressione a tecla host e arraste o mouse para fora. Por padrão, a tecla host é a tecla ALT localizada à direita da barra de espaços.

[wpfilebase tag=file id=62 tpl=filebrowser]

[wpfilebase tag=file id=63 tpl=filebrowser]

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia