Crescem ataques malware contra usuários Mac

Conforme os computadores Mac vão aumentando sua popularidade entre os usuários, seu sistema cada vez mais se torna alvo de ameaças virtuais.

A empresa de segurança Sophos apontou os mais recentes golpes envolvendo usuários Mac e um dos principais motivos para a disseminação das pragas é justamente o fato de haver uma cultura em torno dos produtos da Apple e que faz com que usuários de computadores acabem não utilizando programas antivírus, tornando-se um alvo em potencial para os criminosos.

Uma nova modalidade de ataque ocorre através de um programa chamado Mac Defender, que pode possuir diversas variações de nome, incluindo Mac Protector.

O malware se infiltra nos computadores Mac através de resultados falsos em buscas no Google Images ou por um pop-up da internet que convence a vítima de que sua máquina está infectada com um vírus e que será necessário baixar um programa antivírus para se livrar da praga.

Muitas vezes o pop-up não espera nem a resposta do usuário, se aceita ou não instalar o antivírus, e já inicia o download diretamente na máquina da vítima.

Especialistas afirmam que o Mac Defender parece com uma aplicação genuína para sistemas Mac OSX e que não há sinais de que seja de fato um malware, pois nenhuma palavra está digitada errada e a concordância gramatical é aceitável.

“No ambiente da segurança nós vemos este tipo de ataque a todo instante nos sistemas Windows. Mas acredito que a comunidade de usuários Mac não possui muita experiência com este tipo de scam”, conclui Joel Esler, pesquisador da Sourcefire Vulnerability Research Team.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia