Conheça o discurso histórico de Jobs em 2005

Em 2005, já diagnosticado com o câncer no pâncreas que o vitimou hoje, Steve Jobs foi convidado para discursar para os formandos de Stanford.

discurso foi realizado no dia 12 de junho daquele ano e é reconhecido como uma das mais emblemáticas apresentações do criador da Apple.

Jobs começa sua fala dizendo que nunca se formou, que aquilo era o mais próximo que ele havia chego de uma formatura, e que gostaria de compartilhar três histórias com os presentes.

Na primeira delas, Jobs basicamente aborda sua origem, sua formação e a relação com o meio acadêmico. Ele conta que que foi colocado para adoção, pois sua mãe gostaria que ele fosse criado por alguém que tivesse ido para a faculdade e que pudesse proporcionar o mesmo para ele. .

Na segunda delas, Jobs fala sobre amor e perda. Aqui ele narra  os primeiros anos da Apple e sua relação com Steve Wozniak. “Nós trabalhamos pesado e, em dez anos, a Apple saltou de uma empresa de garagem para uma companhia avaliada em 2 bilhões de dólares, com mais de 4 000 empregados”. Jobs também fala de sua saída da empresa, da criação do NeXT, do surgimento da Pixar e de sua volta à maçã.

Entretanto, o trecho mais tocante, ele deixa para o final. É quando Jobs revela que foi diagnosticado com um câncer no pâncreas há cerca de um ano. O médico teria dito a ele para ir para casa e fazer, ao lado de seus filhos, em alguns meses, tudo aquilo que desejaria fazer nos próximos dez anos. E como ele convivia com aquilo diariamente.

“Mas em algum dia não muito distante vocês gradualmente vão se tornando o velho e serão descartados. Desculpem que seja tão dramático, mas é a verdade. O tempo de vida de vocês é limitado, portanto não o desperdicem vivendo a vida de outrem. Não se deixem prender por dogmas, que é viver com os resultados do pensar de outros. Não permitam que o ruído das opiniões alheiras afogue a voz interior de vocês, e, mais importante, tenham a coragem de seguir seu próprio coração e intuição. Eles de alguma maneira sabem no que vocês realmente querem se tornar. Tudo o mais é secundário”, disse ele. “Mantenham-se famintos. Mantenham-se moleques”, terminou Jobs antes de ser aplaudido.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia