Conheça as ideias revolucionárias da Apple para o futuro

O ano de 2011 ficará marcado como um dos mais importantes pra Apple. A empresa perdeu seu fundador, Steve Jobs, em outubro e ainda teve de lidar com a decepção dos usuários que esperavam ansiosamente pelo lançamento do iPhone 5, mas que tiveram que se contentar com uma atualização, nada módica é verdade, da quarta geração do consagrado smartphone.

E 2012 também não promete ser fácil para a empresa. A Apple terá de provar que é capaz de se manter a frente da concorrência mesmo sem a participação importantíssima de Jobs no comando das operações e desenvolvimento dos produtos.

No que diz respeito a inovações, entretanto, a empresa mostra que tem cartas na manga para o futuro. Uma série de patentes para acessórios, novas tecnologias e produtos foram registradas ao longo de 2011. O que pode significar um acervo interessante de novidades que podem, em breve, se tornarem realidade.

Exame.com selecionou 5 patentes registradas neste ano pela empresa e que dão uma amostra do que pode ser colocado em prática no futuro. Agora, se este futuro será próximo, é impossível dizer. Resta aos consumidores, portanto, que tenham paciência para aguardarem possíveis anúncios da empresa acerca do que já está registrado.

1 – Óculos de espião para leitura de documentos confidenciais -  A computação está cada dia mais portátil o que facilita que as pessoas utilizem seus gagdets em público. Do ponto de vista da segurança, tal portabilidade pode se tornar uma dor de cabeça para quem trabalha fora do escritório em aparelhos móveis.

Com isso em mente, a Apple registrou o pedido de patente que abrange uma série de acessórios e sistemas para ajudar a proteger o display do aparelho e limitar a visibilidade de terceiros ao que está sendo mostrado na tela.

Uma das ferramentas é um sistema de filtro, que funcionaria diretamente no display. O sistema iria bagunçar e distorcer as informações, tornando-as confusas para a vista alheia. O usuário, contudo, conseguiria ver com exatidão tudo o que está na tela, pois estaria usando uma espécie de óculos capaz de “remover” a distorção.

2 – Caçador de sujeira -  A Apple registrou em 2011 a patente de um sistema capaz de gerar ondas mecânicas para proteger a superfície externa dos aparelhos, como a tela, por exemplo, do acúmulo de sujeira.

O mecanismo vai gerar ondas elétricas que vão se propagar pela superfície até chegar ao resíduo, prevenindo a aderência e eliminando a partícula. O mecanismo, diz a patente, poderia ser aplicado em qualquer aparelho iOS e MacBook.

3 – Edição de vídeo através gestos - Isso mesmo. Uma ferramenta cuja patente foi registrada pela Apple este ano, vai permitir que seja possível manipular imagens, vídeos e até arquivos de texto, através de gestos realizados na tela do iPad. O tablet então executaria a ação que fosse correspondente aos contornos do gesto feito pelo usuário.

Será que já estará disponível no iPad 3? Só saberemos quando o mundo estiver mais próximo de receber a nova geração do tablet. Enquanto isso só é possível ficar satisfeito com o interesse da Apple em colocar em prática tal invenção.

4 – Sistemas para eliminar o vazamento de ruído em ligações - A Apple registrou uma série de tipos de sistemas para melhorar a qualidade do áudio do iPhone, principalmente durante ligações. Os mecanismos têm como objetivo reprimir ruídos específicos externos ao aparelho e preservar a voz do usuário. Uma das patentes prevê um sistema que torne o iPhone capaz de determinar os parâmetros de supressão de ruído em acordo com o tom de voz do usuário.

O mecanismo registrará a voz do usuário e vai testar diferentes cenários de barulhos que podem estar nos arredores do telefone, como academia, multidão, festa e etc. Os ajustes vão ficar registrados e vão poder ser mudados de acordo com os ruídos que o usuário estiver exposto.

Outro sistema seria instalado em uma espécie de fone de ouvido e vai controlar a acústica do ambiente no qual o iPhone está. Todos os sons que podem vazar durante uma ligação de iPhone para iPhone, e que interferem na qualidade do áudio, seriam então eliminados.

5 – Teclado sem teclas -  Outra ideia da Apple é o desenvolvimento de um teclado sem teclas. De acordo com informações do documento, o acessório poderia ser feito a partir de vidro e funcionaria com sensores capacitivos, como é a maioria das telas em smartphones e tablets, e corrente elétrica gerada por cristais, por exemplo.

No teclado de vidro, as “teclas” poderiam estar pintadas em uma superfície localizada entre a camada de vidro e a parte elétrica do acessório. O que daria ao teclado um aspecto similar aos aparelhos convencionais e facilitaria a vida do usuário.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia