Brasil terá Centro de Defesa Cibernética

Após os ataques do vírus Stuxnet ao programa nuclear iraniano, muitos países começaram a se preparar para uma possível guerra cibernética. E o Brasil também fará parte dessa lista, com o Centro de Defesa Cibernética (CDCiber).

O CDCiber, que está em desenvolvimento há mais de um ano, será inaugurado no segundo semestre de 2011, será sediado em Brasília e controlado por cerca de 100 oficiais das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

O objetivo do CDCiber será coordenar as ações de defesa cibernética e proteger as redes militares e governamentais, além de possibilitar uma contribuição na proteção às infraestruturas de informação.

Para isto, o centro contará com um simulador para exercícios de guerra cibernética, laboratório para análise de artefatos maliciosos na rede e centro de tratamento de incidentes.

Os militares que ficarão responsáveis em gerenciar o CDCiber possuem conhecimentos técnicos para detalhar rotinas de um sistema e melhorar seu desempenho. Além disso, o Ministério da Defesa incentiva os oficiais a buscarem cursos de mestrado e doutorado na área de engenharia de defesa e ciência da computação e especialização em defesa cibernética.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia