Botão Curtir coleta informações de usuários

Botões de compartilhamento incorporados em site, como o Curtir do Facebook, o botão do Twitter e do Google Buzz, podem registrar a navegação dos usuários mesmo quando eles não fazem uso deles.

De acordo com reportagem publicada pelo The Wall Street Journal, os botões registram as visitas do usuário a fim de utilizá-las para fins publicitários.

Segundo o jornal, caso o usuário tenha se logado em uma das redes sociais no último mês, os serviços são capazes de coletar cookies e logs, que registram a navegação, armazenados no computador do usuário. A coleta só pararia com a realização do logout completo dos sites.

A reportagem se baseou em um estudo feito pelo ex-engenheiro do Google, Brian Kennish. Em sua pesquisa, Kennish investigou os 1 000 sites mais populares da rede. De acordo com o estudo, o Facebook  coletou informações em 331 deles; o Google, em 250; enquanto o Twitter o fez em cerca de 200.

Por sua vez, Facebook, Twitter e Google negaram que seus botões de compartilhamento recolham informações dos usuários.

Porém, o Facebook reconhece que utiliza informações do usuário quando ele clica no botão Curtir para fins publicitários.

Ainda de acordo com o jornal, a rede social deleta as informações capturadas por meio do botão após 90 dias. O Google faria o mesmo duas semanas após o registro. O Twitter, por sua vez, afirma que não faz uso das informações e as apaga logo na sequência, em caso de ativação do botão.

O botão Curtir é usado por 33% dos 1 000 sites mais visitados globalmente, enquanto o botão do Twitter e do Google aparecem em 25% e 20% deles, respectivamente.

(Fonte: Info Exame)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia