Bicicletas “encapsuladas” participam de corrida que cruza os EUA

De leste a oeste, cerca de 50 pilotos cruzam, neste momento, os EUA.  A saída aconteceu na última quinta (28) de Portland e a chegada é prevista para dia 26 de agosto em Washington. A grande diferença desta viagem para tantas outras que fazem o mesmo roteiro é o meio de transporte pelo qual é feita.

O veículo é uma espécie de bicicleta reclinada, “envolta” por uma cápsula estampada e colorida. Os motoristas entram nele como se fosse em um caiaque. São os velomobiles. Populares na Europa, caíram no gosto de muitos norte-americanos, que agora participam do primeiro Roll Over America - uma proposta de integrar pessoas dos dois continentes em uma jornada que vai da costa do Atlântico a do Pacífico.

Além da integração e da aventura, a ideia é chamar a atenção para o uso de um meio de transporte limpo (por não demandar combustível), que proporciona mais saúde e uma nova forma de se fazer deslocamentos nas cidades (desde os pequenos, até a padaria, até os muito extensos, como uma viagem). No time que participa da corrida, muitos já usam os velomobiles como alternativa diária de transporte. E o que ele tem de diferente?

O pequeno veículo sobre três rodas tem proteção superior (como um capô) e uma proteção-surpresa, que fica escondida na parte frontal, para o caso de frio ou chuva.

Pequenas luzinhas funcionam como setas, que vêm acompanhadas de um aviso sonoro. Também têm buzina, retrovisores e faróis. Em baixo do banco, há espaço para colocar ferramentas, bolsa, lanches, água e outros pertences.

À frente do “velonaut” (como é chamado o motorista-ciclista do velomobile), há o controle das setas, freios e marchas.

Veja o video abaixo (de onde foram tiradas das imagens acima - em inglês), você pode ver como é a rotina de um norte-americano que só usa o velomobile como meio de locomoção.

E você, usaria essa bike, digamos… estilosa?

(Fonte: Superinteressante)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia