Aprenda a usar um tablet com Honeycomb

O Android 3.0 “Honeycomb”, versão do sistema da Google utilizada na nova geração de tablets que estão chegando ao mercado (como o Motorola Xoom), tem uma interface diferente do Android com estamos acostumados a lidar nos smartphones. A interface foi reprojetada para tirar proveito de todo o espaço extra na tela, botões sumiram e várias ações são executadas de forma diferente.

Por isso, o Honeycomb pode intimidar um pouco à princípio. Mas depois que você “pega o jeito”, vai notar que seu poder e potencial para personalização são bastante atraentes. Siga nossas dicas abaixo para dar seus primeiros passos.

Conhecendo a tela principal

Vamos começar pela tela principal (a “home screen”). Ao contrário de versões antigas do Android voltadas para smartphones, no Honeycomb os controles principais estão sempre visíveis na tela.

honeycomb_home-360px.jpg

A tela inicial de um tablet com o Android 3.0 “Honeycomb”

No canto superior esquerdo fica um campo de busca no Google. Com um toque ali você pode fazer buscas na internet ou entre as informações armazenadas em seu aparelho. Próximo à caixa de busca fica o ícone de um microfone, que ativa o sistema de comandos de voz do Android. Você pode, por exemplo, dizer “restaurante japonês” e o sistema entende o que foi dito, faz uma busca no Google e mostra resultados na sua região.

No canto superior direito da tela há um ícone chamado “Apps”. Toque-o para acessar um menu com todos os aplicativos instalados no tablet. Ao lado do ícone há um sinal de + branco, que leva a uma interface para personalização da tela principal. Falaremos disso mais tarde.

No canto inferior direito da tela ficam o relógio, além de ícones indicando a conexão de rede atual e o nível de carga da bateria. Um toque nesta área faz surgir um painel com informações mais detalhadas. Um segundo toque mostra opções adicionais, incluindo controles para ativar ou desativar o modo avião, conexão Wi-Fi e outros ajustes do sistema.

honeycomb_settings-360px.jpg

Ajustes rápidos no Honeycomb

De vez em quando notificações irão aparecer no canto inferior direito da tela, como quando um novo e-mail chega ou quando um evento marcado no calendário se aproxima. Toque na notificação para obter mais informações, ou toque no X para fechá-la.

Circulando pelo Honeycomb

A área no canto inferior esquerdo da tela é focada na navegação. Não importa o que você esteja fazendo no sistema, sempre verá os três ícones abaixo:

honeycomb_botoes-250px.jpg

Botões de navegação

  • A seta apontando para a esquerda funciona como o botão “voltar” nos smartphones, e te leva de volta à tela anterior. Não funciona na tela inicial, mas é bastante útil dentro dos aplicativos.
  • O ícone do meio é o botão “Home”, que te leva de volta à tela inicial. No Android 3.1 o sistema “se lembra” de em qual painel você estava (são cinco no total) e te coloca de volta lá.
  • O terceiro ícone abre o menu multitarefa, que mostra uma lista dos aplicativos usados recentemente e permite que você retorne a eles a partir de qualquer ponto no sistema.
honeycomb_multitask-360px.jpg
Lista de aplicativos abertos

Ocasionalmente pode surgir um quarto ícone no canto inferior esquerdo da tela, que parece uma grade. Ele aparece quando você está usando um aplicativo que não foi otimizado para o Honeycomb, e funciona como o botão Menu em um smartphone Android, mostrando opções extras do aplicativo.

Em aplicativos otimizados para Honeycomb o ícone Menu é substituído pelo que a Google chama de “barra de ação”, que fica no canto superior direito da tela do aplicativo e oferece opções extras que mudam de acordo com o que você está fazendo. Se você estiver vendo a caixa de entrada de sua conta no GMail, por exemplo, verá um ícone para compor uma nova mensagem. Já se estiver lendo uma mensagem específica, verá no mesmo local ícones para arquivá-la ou excluí-la.

Personalizando o tablet

Pronto para começar a deixar seu tablet Android com a sua cara? Clique no ícone + no canto superior direito na tela inicial para abrir a interface de personalização. Lá você verá miniaturas de todos os cinco painéis da tela inicial e abaixo delas uma lista de itens que você pode colocar onde quiser.

honeycomb_personalizar-360px.jpg

Tela de personalização: basta arrastar itens para o painel desejado

Alguns destes itens são widgets, que mostram informações como as mensagens em sua caixa de entrada, notícias ou previsão do tempo, constantemente atualizadas. Outros são simples atalhos para os aplicativos instalados. Arraste um item para o painel onde você quer colocá-lo e pronto. Você pode fazer um “ajuste fino” mais tarde: basta ir ao painel tocar e segurar um item para movê-lo, redimensioná-lo e até apagá-lo.

Estes são os passos básicos para lidar com qualquer tablet Honeycomb. Agora pegue o seu, sente-se no sofá e comece a experimentar!

(Fonte: PCWord EUA)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia