App ajuda a economizar na conta do celular identificando a operadora dos contatos

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) lançou nesta segunda-feira (28) um aplicativo para smartphones que identifica a operadora de celular dos contatos do usuário.

O programa chamado Liga+ já está disponível gratuitamente para celulares equipados com o sistema operacional Android, do Google (acesse aqui). Em nota enviada à imprensa, o CPqD diz que a portabilidade numérica, que permite trocar de operadora sem alterar o número, dificultou saber de qual empresa pertence o celular do destinatário.

Conforme o CPqD, o aplicativo faz uma consulta a duas bases de dados: da portabilidade numérica e das faixas de numeração da telefonia móvel no país. O cruzamento das informações de ambas resulta na identificação da operadora.

Após abrir o aplicativo, o usuário pode digitar o número de um contato e pedir para que o programa identifique a sua operadora. O Liga+ também tem uma lista de contatos própria. Ao clicar em “atualizar” em cima de cada contato, o logo da operadora vai aparecer junto ao número.

O CPqD explica que essa lista funciona sincronizada com a agenda do aparelho, de modo que qualquer alteração é feita automaticamente também na lista de contatos do aplicativo. “A atualização dos dados é diária e acompanha a da base de dados da portabilidade numérica”, explica a nota.

(Fonte: G1)

Adicionar novo comentario


Todos os direitos reservados a Geektech Tecnologia