Algumas dicas para trabalhar em casa

O home office, prática de trabalhar de casa, é um método crescente nas empresas, principalmente para as companhias prestadoras de serviços, como centrais de atendimento.

O teletrabalho proporciona uma melhor qualidade de vida ao colaborador, que chega a evitar horas de trânsito nas grandes cidades. Além disso, as empresas que oferecem o home office economizam em infraestrutura e gastos de licenças de software. Manter profissionais em vários estados também gera economia com a compra de passagens toda vez que houver necessidade de visitar um cliente.

Segundo dados do Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 30 milhões de profissionais que trabalham de casa. Um outra pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação divulgada neste ano pelo Centro de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) mostra que o teletrabalho está presente em 25% das empresas brasileiras.

“Trabalhar de casa estimula e engaja o funcionário por causa da flexibilidade de horário”, diz Irene Azevedo, diretora de negócios da DBM Brasil, consultoria global especializada em gestão empresarial em momentos de transição. Teoricamente, todos os profissionais podem aderir ao teletrabalho, mas não é o método mais indicado aos colaboradores que precisam de equipamentos específicos ou para os trabalhadores que lidam com diversos clientes pessoalmente. “Dificulta a rotina de trabalho ter de trazer várias pessoas para dentro de casa”, comenta Irene.

Já as empresas, além de oferecer todos os benefícios aos funcionários, como vales e gastos adicionais, devem ficar atentas à interação entre os trabalhadores. “Transmitir a cultura da organização a todos os colaboradores é essencial. O uso da mídia social e grupos online para estimular a aderência e cultura empresarial podem ajudar”, segundo a diretora.

Ainda segundo Irene, os sistemas de home office mais bem sucedidos são os híbridos, onde o profissional passa algumas horas no escritório e o restante do dia em casa. Com isso, a empresa garante a assimilação da cultura da organização e a flexibilidade de horário ao funcionário.

Nem todas as companhias oferecem o home office. Portanto, os funcionários não precisam pedir para trabalhar de casa, uma vez que esta rotina está na cultura das empresas que permitem este regime. “As corporações devem esclarecer as dúvidas dos candidatos durante a entrevista de emprego”, diz Irene. Confira as 6 dicas para trabalhar de casa:

1 – Escolha um cômodo da casa que seja silencioso - É fundamental trabalhar a portas fechadas e ter um local isolado dentro de casa. Tenha o seu escritório privado e mantenha distância de crianças, cachorros e empregada. “É fácil de perder o foco do trabalho ao realizar tarefas diárias”, diz Irene.

2 – Seja disciplinado com o horário - Mantenha uma rotina diária e avise todas as pessoas que moram em sua casa para não incomodar durante este período.

3 – Home office não é para todos - A empresa exigirá, assim como de qualquer empregado, que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível. Não estar ao lado de colegas e do chefe necessita de uma comunicação eficiente e ágil. Estude o regime de teletrabalho antes de aderir ao método. “É comum ficar desestimulado quando a rotina é sempre a mesma, principalmente quando a pessoa está isolada”, comenta Irene.

4 – Amplie seu networking - A chance de trabalhar de casa e ver pouco o chefe ou colegas de trabalho pode diminuir a visibilidade que o colaborador possui na empresa. Para evitar isso, permita que seus colegas saibam o que você faz diariamente. “Neste caso, o uso de redes sociais, principalmente os grupos online criados pelas empresas, são uma ótima opção”, comenta a diretora.

5 – Mantenha-se atualizado - Faça todos os treinamentos que a empresa oferece. Isso assegura que todos os colaboradores tenham o mesmo nível de conhecimento. “As plataformas de e-learning são poderosas e fundamentais para promover a integração”, diz Irene.

6 – Foco na qualidade - As companhias que permitem a flexibilidade do home office não estão preocupadas a que horas o funcionário vai fazer a tarefa, mas com a qualidade do trabalho que será entregue. Profissionais que prestam atendimento de suporte de TI, por exemplo, principalmente para os clientes do exterior, não precisam estar dentro organização para dar iniciar o atendimento. “O que importa é estar acessível quando o cliente ligar e em um ambiente silencioso” diz Irene.

(Fonte: Info Exame)

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